A Rota da Energia é uma iniciativa da ADENE que visa aumentar a literacia energética dos cidadãos. Através de sessões presenciais e à distância, promovem-se escolhas mais eficientes e comportamentos mais sustentáveis levando o conhecimento até às pessoas e instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia.
“Poupa Energia” é uma plataforma que procura promover a literacia energética para uma melhor compreensão da fatura de energia, permitindo uma decisão mais informada na escolha da empresa comercializadora de eletricidade, além disso incluí informações sobre tarifários, dicas de como poupar energia e informações úteis sobre mobilidade mais sustentável.
O Espaço Energia presta informação e apoio personalizado, presencial e online, aos cidadãos na adoção de medidas de poupança, que se refletem na fatura de energia, e também na melhoria do conforto das habitações, por exemplo, no conforto térmico com a redução de situações extremas de exposição ao frio ou ao calor. Dos temas possíveis de abordar, destacam-se a eficiência energética, as energias renováveis, mobilidade sustentável e incentivos e financiamentos, promovendo um uso mais consciente e sustentável da energia.
O Porto Energy Hub funciona como um balcão único de serviços integrados (One-Stop-Shop) que dá o apoio na implementação de medidas de eficiência energética. Tem como objetivo apoiar projetos de eficiência energética e energias renováveis para mitigar pobreza energética e melhorar as condições de habitabilidade (conforto e salubridade) na região Norte.
O Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética pretende apoiar famílias em situação de fragilidade económico-financeira e em potencial pobreza energética, não residentes em habitação social.
Programa de eficiência energética visa sobretudo a:
O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE-PT) tem por missão o acompanhamento da evolução da pobreza energética a nível nacional, incluindo: definir novos indicadores estratégicos ao nível do território que permitam auxiliar o desenho e avaliação das políticas públicas, propor políticas públicas para a erradicação da pobreza energética, promover a articulação entre diferentes áreas de política pública que concorram para os objetivos da ELPPE.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tem por finalidade a regulação, em todo o território nacional, dos setores da eletricidade, do gás natural e do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, dos combustíveis derivados do petróleo e dos biocombustíveis, e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica.
O projeto HARP teve como objetivo sensibilizar os consumidores para a substituição planeada dos seus equipamentos de aquecimento e de preparação de água quente, antigos e ineficientes, por soluções mais eficientes e com recurso a fontes de energia renováveis através da etiqueta energética.
O projeto LABEL 2020 apoia o processo de transição para a nova etiqueta energética, ajudando consumidores, compradores profissionais, fornecedores e retalhistas a entender e implementar a nova etiqueta energética.
É uma Medida promovida pela ADENE e financiado pelo programa PPEC 2017-18 que visa desenvolver estratégias inclusivas de combate à pobreza energética
Balcão único de serviços (One-Stop Shop) que disponibiliza um espaço de atendimento presencial, oferecendo aconselhamento sobre faturas de eletricidade e gás, informação sobre financiamento para a renovação energética das habitações, avaliações energéticas gratuitas das habitações e ainda apoio ao preenchimento de candidaturas a fundos.
O principal objetivo do projeto POWERPOOR é desenvolver programas de apoio para capacitar os cidadãos em situação de pobreza energética e incentivar o uso de iniciativas conjuntas de energia, aproveitando esquemas de financiamento. O POWERPOOR facilita a partilha de experiências e conhecimentos, a implementação de mudanças comportamentais e intervenções de eficiência energética de pequena escala e baixo risco, bem como a adoção de fontes de energia renovável através de comunidades e cooperativas de energia, aumentando a participação ativa dos cidadãos.
Plataforma de informação, formação e assistência virtual, disponibilizada pela DECO, para consumidores de energia sobre como utilizar a energia de forma mais eficiente, reduzir o seu consumo e, consequentemente, as contas de energia.
Serviço disponibilizado pela DECO com o objetivo de prestar aconselhamento personalizado e detalhado aos consumidores sobre energia.
Projeto cofinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressas são unicamente do(s) autor(es), não refletindo necessariamente as da União Europeia ou da CINEA, não podendo a União Europeia ou a entidade financiadora serem responsabilizadas por elas.